O enfoque estructuralista sustenta que os sentidos podem nos enganar, e portanto a comunicação debe ser estudada mediante a construção de estruturas lógicas, que permitam descobrir as interrelações criadoras do sentido e as regras que constituem as normas sociais.
Os estructuralistas começaram por combinar o marxismo e a psicanálise, mas sobretudo é o positivismo quem mais marca a esta corrente. O estructuralismo propõe a maneira de compreender o homem, de forma a passar a olhá-lo como objecto de observação e análise, como qualquer outro objecto da ciência debido ao fato de acreditar-se que o inconsciente precede o consciente.
Wilhelm Wundt
Wilhelm Maximilian Wundt, dentre outras funções, exerceu a psicología e a filosofía. Wundt foi o estructuralista alemão, célebre por ter desenvolvido o primeiro laboratório de psicologia (em Leipzig), disciplina que atingiu, graças aos esfoços de Wundt, a categoria de ciência. Sua teoria conseguiu, por meio da instauração de um paralelismo psicofísico, levar indirectamente a consciência ao laboratório experimental e, deste modo, incluí-la como objecto de estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário