William James( 1842-1910) é o criador da corrente de pensamento que estuda a mente como parte funcional do organismo humano. O objectivo desta psicologia é a adaptação do organismo às exigências do meio, ou seja, estudar as funções adaptativas do comportamento e dos processos mentais.
O funcionalismo psicológico atribuía grande importancia às técnicas como os testes de inteligência, e as experiências controladas para medir a capacidade de aprender e resolver problemas.
James estudou os escritos estructuralistas a fundo e considerou que haviam alguns erros, chegando à conclusão de que considerar as partes do todo de forma separada não seria possível. Nossa mente tece sem cessar associações, revisa experiências, começa, detém-se, passa de uma coisa a outra no tempo. A consciência é um fluir contínuo. As percepções e associações, as sensações e emoções, não podem se separar.
James chegou à formulação de uma teoria funcionalista da vida mental e do comportamento. Essa perspectiva não só se ocupa com a aprendizagem e a sensação ou percepcão, como também do como um organismo se serve da aprendizagem ou de suas capacidades perceptuais para viver em seu ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário