sexta-feira, 27 de maio de 2011

Criatividade Física


O desenvolvimento cognitivo é um importante objeto de estudo da psicologia. Sua importância se estende a diversas áreas do conhecimento, como o desporto, que deve tomar como base o estágio cognitivo dos praticantes, com o intuito de assegurar melhores condições de aprendizagem desportiva. Para além desta perspectiva pode-se considerar o protagonismo do desenvolvimento cognitivo, em especial naquilo que diz respeito à criatividade, como um agente modificador das áreas de Educação Física e Desporto, ou seja, o papel do profissional destas áreas como responsável pelas transformações das mesmas.

Alguns estudos apresentam que há faixas etárias específicas na vida de um indivíduo em que o processo criativo é mais favorecido. Shenberg (1991) apresenta a constatação de que “Muitas evidências nos levam a crer que a capacidade criativa seja mais forte em um jovem do que em uma pessoa com mais de 30 anos. Quando o indivíduo chega aos 30 anos, entra numa faixa de criatividade menor do que a que tinha com 17, 18 ou 20 anos.”. Ainda em outros trabalhos acadêmicos encontram-se afirmações de que as idéias que causaram grande impacto à área a que pertencem, e que assim mudaram o rumo desta, surgiram de mentes jovens, cuja faixa etária condiz àquela afirmada por Shenberg. Este mesmo autor citou o curioso fato de a teoria da relatividade de Einstein ter começado a ganhar forma quando este tinha apenas 15 anos de idade.

Sendo assim, os apontamentos feitos até o momento nos motivam a pensar que enquanto estudantes somos capazes de realizar grandes feitos e contribuir para o desenvolvimento das áreas de Educação Física e Desporto, ou seja, através de nossa ampla capacidade criativa, nos encontramos na condição de potenciais agentes modificadores do nosso espaço de atuação.

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