sexta-feira, 13 de maio de 2011

Revisando Kohlberg!


Kohlberg considera essencial compreender a estrutura do pensamento frente aos problemas de carácter moral. Em suas investigações não se centra nos valores específicos senão nos pensamentos morais, isto é, nas razões que têm as pessoas para eleger uma ou outra acção. São os aspectos formais do pensamento moral os que interessam a Kohlberg.

Na generalidade, as pessoas seguem esquemas universais de pensamento e, vinculados à própria psicológica, evoluímos de esquemas mais infantis e egocentricos à esquemas mais maduros e altruístas.

Níveis e Estádios

Nível pre- convencional ou Pre-moral

O nível Preconvencional é um nível no qual as normas são uma realidade externa que se respeitam só atendendo as consequências (prêmio, castigo) ou o poder de quem as estabelecem.

Estádio 1 Moralidade Heteronoma

O estádio no qual se respeitam as normas por obediência e por medo ao castigo. Não há autonomia senão heteronomía: agentes externos determinam as ações. É o estádio próprio da infância, mas há adultos que seguem toda sua vida neste estádio.

Ex: quando o pai ameaça a sua filha, dizendo a ela que se não fizer a atividade será castigada.

Estádio 2 Individualismo,proposito e troca instrumental

O indivíduo tem por objetivo fazer aquilo que satisfaz seus interesses, considerando correto que os outros também prestigiem os seus. Tem uma orientacao egoísta.

Nível convencional

Neste nível, as pessoas vivem identificadas com o grupo; o indivíduo quer responder favoravelmente às expectativas dos outros.

Estádio 3 Expectativas e relações interpessoais mútuas e conformidade interpessoal

Neste estádio as expectativas dos que nos rodeiam ocupam o posto do medo ao castigo e dos próprios interesses. O que nos move é o desejo de agradar, de ser aceitados e queridos. O desejo de ser boa pessoa.

Ex: quando os amigos dizem para realizar algo que eles fazem para ser de seu grupo de amigos

Estádio 4 Sistema social e consciència

É o estádio no qual o indivíduo é leal com as instituições sociais vigentes; para ele, fazer o correto é cumprir as normas socialmente estabelecidas para proporcionar um bem comum. Aqui começa a autonomia moral: cumprem-se as normas por responsabilidade.

Ex: em relacao a pratica do aborto, pensaria que a vida do menino dependeria da autoridade da mãe e do pensamento de Deus dentro da religião cristã.

Nível pós-convencional

É o nível de entendimento e aceitação dos princípios morais gerais que inspiram as normas.

Estádio 5 contrato social

É o estádio da abertura ao mundo. Reconhece-se que além da própria família, grupo e país, todos os seres humanos tem o direito à vida e à liberdade

Estádio 6 principios éticos universais

Toma-se consciência que há princípios éticos universais que se tem de seguir, havendo prioridade sobre as obrigações legais e institucionais.

Ex: em relacao a pratica do aborto, pensaría que o menino deveria viver, porque todos temos direito à vida


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