A relevância do estudo das características cognitivas de jovens é de fundamental importância não apenas para questões relativas ao desenvolvimento natural do indivíduo, mas também faz-se presente no âmbito do desporto.
A literatura contém alguns trabalhos que vão de encontro a esta idéia, que em última análise se preocupam em otimizar os trabalhos nas camadas jovens. O futebol é um exemplo típico. Com base nos estádios de desenvolvimento, alguns autores definem as diretrizes a serem tomadas de acordo com a faixa etária trabalhada.
Desta forma, Filgueira (2006), caracteriza a questão do ensino da tática da seguinte forma:
Treinamento Tático ao Nível de Idade:
Fraldinha (5-6-7 anos):
- não há posicionamentos definidos;
- noções básicas de espaços do campo (defesa, meio e ataque).
Dentinho (8-9-10 anos):
- posições específicas do futebol (forma de rodízio);
- reconhecer os espaços do campo.
Dente de Leite (11-12-13 anos):
- definir posições;
- fase inicial da preparação tática.
Desta forma, é necessário que o treinador seja conhecedor dos estádios pelos quais os indivíduos passam ao longo da vida, e que também seja capaz de oferecer estímulos corretos de modo a criar um ambiente propício para o melhor aproveitamento do jogador.
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