quarta-feira, 18 de maio de 2011

O desenvolvimento cognitivo aplicado ao desporto


A relevância do estudo das características cognitivas de jovens é de fundamental importância não apenas para questões relativas ao desenvolvimento natural do indivíduo, mas também faz-se presente no âmbito do desporto.

A literatura contém alguns trabalhos que vão de encontro a esta idéia, que em última análise se preocupam em otimizar os trabalhos nas camadas jovens. O futebol é um exemplo típico. Com base nos estádios de desenvolvimento, alguns autores definem as diretrizes a serem tomadas de acordo com a faixa etária trabalhada.

Desta forma, Filgueira (2006), caracteriza a questão do ensino da tática da seguinte forma:

Treinamento Tático ao Nível de Idade:

Fraldinha (5-6-7 anos):

- não há posicionamentos definidos;

- noções básicas de espaços do campo (defesa, meio e ataque).

Dentinho (8-9-10 anos):

- posições específicas do futebol (forma de rodízio);

- reconhecer os espaços do campo.

Dente de Leite (11-12-13 anos):

- definir posições;

- fase inicial da preparação tática.

Desta forma, é necessário que o treinador seja conhecedor dos estádios pelos quais os indivíduos passam ao longo da vida, e que também seja capaz de oferecer estímulos corretos de modo a criar um ambiente propício para o melhor aproveitamento do jogador.

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