terça-feira, 17 de maio de 2011

De gansos para crianças











Korenz, através da teoria do Imprinting, mostrou a articulação entre o meio e a hereditariedade na aquisição de comportamentos pelo animal. Em seus estudos, apresenta que os animais são geneticamente construídos para adquirirem informações específicas para sua sobrevivência. Pertence a ele o famoso estudo com filhotes de gansos que logo ao nascer aprenderam a seguir uma falsa mãe; e o mesmo estudo evidenciou "períodos críticos" na vida do animal, em que faz-se necessário um estímulo externo para que haja o desenvolvimento normal de determinadas habilidades.

Se transpormos esse conceito de período crítico para a aprendizagem motora em humanos podemos chegar à conclusão de que em determinados períodos infantis deve-se estimular a criança a variedades de habilidades motoras visando o aprendizado dito correto, a fim de que ela possa utilizá-lo adequadamente em um momento de maior maturidade, quando da escolha de uma modalidade esportiva para praticar. Caso contrário, após o período crítico, as condições de aprendizado podem ser menos favoráveis, ainda que, talvez, não totalmente inviáveis.

Assim, diante dessa breve reflexão, e em especial em dias em que os hábitos diários infantis tendem à inatividade física, podemos notar a relevância do estímulo motor em crianças, e que pertence ao papel do profissional de educação física, para que elas obtenham êxito e possam desfrutar da prática de modalidades esportivas no futuro.

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